segunda-feira, 25 de maio de 2009

ATÉ SETE HIDRELÉTRICAS NO RIO TAPAJÓS

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determinou que poderão ser construídas até sete pequenas hidrelétricas no Rio Tapajós, no Pará. A agência publicou, hoje, no Diário Oficial da União, o Estudo de Inventário Hidrelétrico do Rio Tapajós, que identifica 14,2 mil megawatts de capacidade instalada no rio.


O trecho abrangido pelo estudo está situado entre a confluência dos Rios Juruena e Teles Pires e a foz do Tapajós, no Rio Amazonas, incluindo também o Rio Jamanxim.


O inventário foi elaborado pela Eletronorte e pela construtora Camargo Corrêa. O próximo passo para a implantação das hidrelétricas é a elaboração dos estudos de viabilidade dos sete aproveitamentos indicados no estudo de inventário, que também deverão ser aprovados pela Aneel.


Para o diretor-presidente da Aneel, Nelson Hubner, juntamente com os empreendimentos do Rio Madeira, em Rondônia, e a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, o aproveitamento hídrico do Rio Tapajós vai ajudar a diminuir os reajustes nas tarifas de energia. “Estamos começando a tirar da gaveta uma série de bons projetos que permitirão dar mais tranquilidade à agência na hora de calcular os futuros reajustes tarifários”, disse.


Fonte: Agência Brasil


PS: O anúncio feito pela Aneel é polêmico, claro, e vai provocar uma onda de debates sobre a intenção da agência e os inevitáveis protestos. Mas estou convencido de que o debate de idéis contrárias e favoráveis é necessário e salutar.

Nenhum comentário: