sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

DEPUTADA PROPÕE CONSTRUÇÃO DE RODOVIA LIGANDO ITAITUBA A JURUTI

"Sem estradas, a produção agropecuária do Tapajós, para chegar à cidade de Juruti, percorre um trajeto fluvial de mais de 470km. Para chegar a Manaus, são necessários outros 710km", argumento

Já tramita na Assembleia Legislaiva do Pará (Alepa) o projeto de lei nº 04/2013, de autoria da deputada Josefina Carmo (PMDB), que autoriza o governo do Estado a construir a rodovia PA-192. A futura rodovia, com estimados 220 quilômetros de extensão, ligará as cidades de Itaituba, na região do Tapajós, e Juruti, na margem direita do rio Amazonas. A proposta, protocolada no dia 5 de favereiro, aguarda análise e parecer na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Alepa.

Ao justificar a necessidade da rodovia, a deputada do PMDB lembrou que "a integração territorial do Estado do Pará por via rodoviária continuou sendo um desafio intransponível para os últimos governos, com consequências dramáticas para as populações afetadas e prejuízos para as economias regionais".

Segundo a deputada, o ônus decorrentes da precária integração territorial deveria ser o bastante para justificar o esforço dos governantes na busca de soluções definitivas para esse drama, ou ao menos para sua minimização. "Sem acessos rodoviários, ou com as dificuldades extremas impostas pelas limitações destes, a produção primária e/ou secundária das regiões perde competitividade nos mercados para onde busca escoar seus produtos, ao mesmo tempo em que encarece em demasia aqueles que são importados de outros mercados", argumentou. 

A região do Tapajós é formada pelos municípios de Aveiro, Itaituba, Jacareacanga, Novo Progresso, Rurópolis e Trairão, com extensão territorial de quase 190 mil km². Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE – Censo 2010), aquela região tem população de 210 mil habitantes e uma economia estimada em R$ 1,3 bilhão (2010).

"Não há justificativa alguma que seja posta como argumento contrário à construção dessa rodovia de integração regional e interestadual", afirmou Josefina.

Na opinião de Josefina Carmo, a construção da nova rodovia estadual tem função estratégica: ela encurtará o caminho atual, por via fluvial, entre o Tapajós e o crescente mercado de Juruti, onde está localizado o projeto de exploração mineral da Alcoa, e a Zona Franca de Manaus.

Por abrigar uma zona franca, pelo Produto Interno Bruto (PIB) que gera (R$ 48,5 bilhões) – superior ao de Belém (R$ 16,5 bilhões) -, por ser o centro de uma mesorregião que concentra os mais importantes PIB’s do Amazonas (mais de 80% do PIB estadual) e, ainda, pela sua significativa população (1,8 milhão de pessoas), Manaus se transformou no maior centro consumidor da Amazônia Ocidental.

Os municípios do Baixo-Amazonas já são tradicionais fornecedores de produtos primários a Manaus e, mais recentemete, ao crescente mercado de Juruti. Mas, lembrou Josefina, as dificuldades maiores para escoar sua produção para esses mercados ainda são para os municípios do Tapajós.

"Pela ausência de estradas, a produção agropecuária do Tapajós, para chegar à cidade de Juruti, percorre um enorme trajeto fluvial de mais de 470km, pelo rio Tapajós, até a cidade de Santarém, e, a partir desta, subindo o rio Amazonas. Para chegar a Manaus, são necessários outros 710km, aproximadamente", contabiliza a deputada. Além do tempo que consome, esse transporte onera os produtos e tira deles a competitividade necessária e indispensável nas relações econômicas.

Finalmente, Josefina lembra que a construção da PA-192 há muito que já está planejada pela Secretaria de Estado de Transporte (Setran), mas nunca efetivamente incluída em nenhum dos Planos Plurianuais do Estado do Pará ou nos seus Orçamentos Estaduais. "Sua construção faz parte do atual Plano Estadual de Logística e Transporte (PELT-Setran/PA), elaborado pela Secretaria de Estado de Transporte (Setran), com obras previstas para o período 2011-2015", disse.

Assim, concluiu, "não há justificativa alguma que seja posta como argumento contrário à construção dessa rodovia de integração regional e interestadual".

Mais informações em www.josefinacarmo.blogspot.com

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