sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

COMISSÃO DA VERDADE DE JORNALISTAS TERÁ APOIO DA ALEPA

O deputado Márcio Miranda garantiu apoio da Alepa ao trabalho de investigação a ser realizado pela comissão criada pelo Sinjor-PA

Ontem, a Comissão da Memória e Verdade do Sindicato dos Jornalistas no Pará (Sinjor-PA) cumpriu dois compromissos importantes: reuniões com o presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) e com o Comitê Estadual da Verdade.

Na primeira, no início da tarde, conseguiu do deputado estadual Márcio Miranda, presidente da Alepa, o compromisso de apoio integral às audiências públicas que a Comissão vai realizar no auditório João Batista. Nessas eventos, que vão acontecer durante o mês de março, serão ouvidos jornalistas paraenses que foram presos e/ou torturados por órgãos da repressão política no período de 1964 a 1985. 

No fim da tarde, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Pará (OAB-PA), os representantes do Sinjor-PA se reuniram com membros do Comitê Estadual da Verdade. Com estes, ficou decidido articulação e empenho junto ao governo do Estado para a criação, através de lei, da Comisão Estadual da Verdade e a realização de um encontro estadual sobre o tema, ainda durante o primeiro semestre deste ano.

"O nosso desafio é grande, temos consciência disso, mas a determinação em cumprir nosso objetivo é ainda maior que isso", afirmou o jornalista Emanuel Vilaça, membro da Comissão do Sinjor-PA, falando sobre o desafio assumido pela entidade.

Os depoimentos colhidos pela comissão serão encaminhados, na forma de relatório, à Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), que, junto com relatos de casos de violência contra jornalistas de outros estados do Brasil, será encaminhado à Comissão Nacional da Verdade, criada pelo governo federal.

Leia mais em http://uruatapera.blogspot.com.br/2013/02/comissao-da-verdade-faz-parceria-com.html

Nenhum comentário: