terça-feira, 9 de outubro de 2012

MENSALÃO: MAIORIA CONDENA DELÚBIO E MARCOS VALÉRIO POR CORRUPÇÃO

Os ministros entenderam que Delúbio e Valério participaram da montagem do esquema de compra de apoio político no Congresso ao governo Lula

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou, nesta terça-feira, durante o julgamento do mensalão, pela condenação do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, do empresário Marcos Valério e mais quatro réus por corrupção ativa.

Os ministros entenderam que os cinco - além de Delúbio, Valério, Ramon Hollerbach, Cristiano Paz e Simone Vasconcelos - participaram da montagem do esquema de compra de apoio político no Congresso nos primeiros anos do governo Lula.

Também foi formada maioria para absolver o ex-ministro Anderson Adauto (Transportes) e Geiza Dias, funcionária de Valério em uma de suas agências de publicidade.

Votaram nesse sentido os ministros: Joaquim Barbosa, Ricardo Lewandowski, Rosa Weber, Luiz Fux, Dias Toffoli e Carmen Lúcia.

O voto que formou a maioria foi dada pela ministra Carmen Lúcia. Na sua exposição, encerrada há pouco, rebateu enfaticamente a defesa de Delúbio de que ele teria comentido apenas caixa dois eleitoral, tese das defesas dos réus rejeitada pelo Supremo.

"Está devidamente comprovado, ao meu ver, a prática de Delúbio soares, incompatível com a legislação, quer pela entrega de recursos, pela indicação dos beneficiários, quer pela composição que não era feita mediante convencimento. Está comprovada nos autos que houve corrupção ativa", disse.

Para ler mais, http://www1.folha.uol.com.br/poder/1166646-maioria-do-stf-condena-delubio-e-valerio-por-corrupcao-no-mensalao.shtml  

Nenhum comentário: