quinta-feira, 25 de outubro de 2012

ELEIÇÕES OAB-PA: JARBAS VASCONCELOS, UM VENCEDOR

Jarbas, candidato à reeleição na OAB-PA: “Hoje, nossa relação com o Judiciário é propositiva, de diálogo e cooperação”

Atual presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará (OAB-PA), Jarbas Vasconcelos é candidato à reeleição pela chapa "OAB por Você", em pleito que vai acontecer no dia 21 de novembro. 

Jarbas Vasconcelos, 45 anos, é natural da cidade de Monte Alegre, no oeste do Pará, mas foi em Belém que ele concluiu o 2º grau e, aos 21 anos, formou-se em Direito pela Universidade Federal do Pará.

Foi na universidade que Jarbas descobriu sua vocação pela área do Direito Trabalhista, militância profissional que assumiu logo após a formatura. Hoje, com 24 anos de experiência, o atual presidente da Ordem se orgulha de ser exclusivamente advogado, sem nunca ter a carteira assinada por algum órgão público ou empresa. No escritório que lidera, mais de 90% dos casos defendidos são da área trabalhista.

Apesar das dificuldades financeiras enfrentadas na infância, Jarbas é um vencedor. A seriedade e dedicação são a base do seu sucesso, com o que angariou respeito junto aos trabalhadores que passou a defender e aos colegas de profissão.

Em defesa dos advogados – A atuação marcante de Jarbas Vasconcelos na OAB/PA começou em meados da década de 90, quando liderou um grupo de advogados dedicados às causas sociais na luta por mais presença junto à direção da Ordem.

O movimento cresceu e mudou o equilíbrio de forças na instituição. Em 1997, Jarbas foi convidado para compor uma chapa como secretário-geral da entidade. Em 1999, ao se deparar com muita resistência para aprovar propostas que trouxessem melhorias para a categoria, Jarbas e outros advogados criaram o movimento “OAB de Todos”, com o objetivo de transformar a Ordem numa instituição capaz de oferecer o mesmo tratamento a todos os advogados, independente de sua origem ou área de atuação, e fazer interlocução com a sociedade.

O grupo liderado por Jarbas ganhou força e conquistou credibilidade junto à então diretora da OAB/PA eleita em 2006, a ponto de se credenciar ao cargo de presidente da entidade, o que aconteceu em 2009. Naquela campanha, a chapa liderada por Jarbas Vasconcelos ganhou credibilidade com a bandeira em defesa das prerrogativas dos advogados.

Depois de eleito presidente da Ordem, Jarbas comandou a luta pelo respeito às prerrogativas dos advogados e pôs em marcha o movimento que levou às ruas, em 2010, 15 mil pessoas que gritaram contra a violência e a corrupção na política. Ao mesmo tempo, coordenou a “Operação TQQ”, que comprovou que a maioria dos juízes, especialmente no interior do interior, trabalhava nas sedes das comarcas apenas às terças (T), quartas (Q) e quintas-feiras (Q) – daí o nome da operação.

Nos anos seguintes, o Judiciário do Pará alcançou colocações inéditas no ranking de produtividade do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Hoje, nossa relação com o Judiciário é propositiva, de diálogo e cooperação”, afirma o candidato à reeleição.

Mas os movimentos realizados pela diretoria da OAB-PA causaram reações contrárias, e a mais violenta delas foi a intervenção feita pelo Conselho Federal da Ordem. Foram seis meses de intervenção, durante os quais a entidade foi dirigida por um estranho. “Mas, ao final, com o fim da intervenção, deu-se a ele [Jarbas] o atestado de idoneidade, por que nenhuma irregularidade foi constatada”, afirmou o respeitado advogado Edilson Silva, ex-presidente da OAB-PA.

Prioridades – A chapa “OAB por Você” tem o compromisso de ampliar e consolidar as conquistas alcançadas durante a primeira gestão liderada por Jarbas Vasconcelos, como o respeito às prerrogativas dos advogados, o diálogo propositivo com o Poder Judiciário e os serviços prestados pela Caixa de Assistência dos Advogados Paraenses (Caap) e pela Escola Superior de Advocacia (ESA).

Mas também incorpora novos compromissos. Entre estes, treinar os advogados paraenses para o Processo Judicial Eletrônico (PJE), uma novidade para a maioria dos membros da categoria, e investir na promoção de novos cursos de aperfeiçoamento profissional, visando a melhor qualificação dos advogados para o mercado de trabalho, especialmente àqueles em início de carreira, entre outros itens defendidos pela chapa.

Mas há um outro mérito na chapa “OAB por Você”: “Nós conseguimos reunir em torno do Jarbas uma gama de advogados de qualidade, jovens, trabalhadores, sérios éticos. Com isso, esperamos ganhar as eleições e temos certeza que o presidente Jarbas fará uma gestão profícua em prol dos advogados do Pará”, afirmou o advogado Jorge Borba, candidato a conselheiro federal efetivo na chapa. 

Jarbas estará em Santarém, nesta sexta-feira, para cumprir agenda de programação organizada pela chapa “OAB de Verdade”, encabeçada pelos advogados Geraldo Sirotheau e Ana Sarmento, que vai disputar a direção da subseção de Santarém. Ele vai reunir e discutir o tema das eleições na OAB-PA com advogados públicos e privados.

Nenhum comentário: