sexta-feira, 12 de outubro de 2012

CÍRIO 2012: 2 MILHÕES DE ROMEIROS DEVEM ACOMPANHAR A SANTA

Na década de 40, o número de romeiros no Círio ficou em torno de 120 mil e, na década de 90, fechou com a participação de 1,5 milhão (Foto: Jornal Diário do Pará)

Este ano, cerca de 2 milhões de romeiros deverão conduzir a imagem de Nossa Senhora de Nazaré na procissão do Círio, na manhã do próximo domingo, da Catedral da Sé até a Basílica Santuário.

De acordo com um estudo feito pelo Dieese/PA sobre a trajetória das procissões e a participação dos romeiros e turistas no Círio de Nazaré, nos últimos 71 anos, houve um crescimento espetacular.

Na década de 40, o número de romeiros no Círio ficou em torno de 120 mil e, na década de 90, fechou com a participação de 1,5 milhão. Nos últimos 10 anos, a média de participantes no Círio aumentou, mas de uma forma mais lenta, já as outras romarias o número de participantes dobrou no mesmo período.

Do ponto de vista da movimentação da Economia do Estado, as análises feitas pelo Dieese/PA mostram que o Círio contribui de forma expressiva, ao longo dos anos para a Economia do Estado do Pará.

O Círio movimenta praticamente todos os setores econômicos do Estado, com destaque para indústria, comércio e serviços.

Para o Círio deste, ano o Dieese, juntamente com as Secretarias de Turismo, mostra que estão sendo esperados cerca de 76 mil turistas, com uma previsão de gastos de cerca de 26 milhões de dólares. 

Para ler mais, http://www.diarioonline.com.br/noticia-222670-cirio-deve-reunir-2-milhoes-de-fieis.html  

Nenhum comentário: