terça-feira, 8 de novembro de 2011

PROPOSTA DE CPI PARA INVESTIGAR BNDES JÁ TEM 22 ASSINATURAS

O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) anunciou, nesta terça-feira, que continua empenhado na instalação de uma comissão parlamentar de inquérito para investigar a atuação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Ele tratou do assunto durante audiência com o presidente da instituição, Luciano Coutinho, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Segundo Demóstenes, o requerimento para a CPI já conta com 22 das 27 assinaturas necessárias.

"Muita gente acha que CPI é desrespeito, mas CPI é investigação para ver se está certo ou errado, para ver se tem algum desvio ou não", disso o senador, acrescentando que não tem pressa para concluir a coleta de assinaturas.
Segundo Demóstenes, pesam sobre o BNDES críticas de que estaria dirigindo seus empréstimos a "empresas preferenciais", especialmente a Petrobrás e as do ramo de frigoríficos e de telecomunicações.

No caso dos frigoríficos, enfatizou que, de um lado, o banco promoveu a concentração no mercado nacional de carnes ao apoiar incorporações e, por outro, está gerando mais empregos no exterior que no Brasil ao patrocinar aquisições no exterior por parte desses frigoríficos.

Nenhum comentário: