segunda-feira, 7 de novembro de 2011

MONTE ALEGRE DEBATEU PRÉ-EDITAL SOBRE CONCESSÃO FLORESTAL

As futuras concessões para exploração sustentável de recursos florestais são áreas localizadas na Flota Paru (no mapa, 01US, em azul)

O Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado do Pará (Ideflor) promoveu, na tarde de hoje, a segunda audiência pública destinada a debater o pré-edital para concessão florestal da Floresta Estadual - Flota Paru. Os moradores do município de Monte Alegre, na margem esquerda do rio Amazonas, no Oeste do Prá, puderam conhecer o pré-edital e participar do processo. A primeira audiência pública foi realizada no último dia 5, em Almeirim, e a próxima está agendada para o dia 11, em Belém.

As audiências públicas são previstas na Lei de Gestão de Florestas Públicas (11.284/06). Em Monte Alegre, centenas de pessoas lotaram a sede do clube São Francisco para conhecer o processo de concessão florestal. “Essas plenárias são instrumentos importantes para a democracia e dão ao povo a oportunidade de opinar, de participar”, destacou a professora Núbia da Silva, moradora do município.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente de Monte Alegre, Cid Baia, o setor florestal tem uma importância muito grande para a geração de renda e de emprego. “Vamos conhecer métodos eficientes de atividades, em que os impactos ambientais gerados são pequenos e em que a exploração da madeira é feita de forma sustentável”, comentou.

Nenhum comentário: