quarta-feira, 9 de novembro de 2011

BELÉM VAI SEDIAR ENCONTRO NACIONAL DE ONG'S/AIDS

O Pará recebe, no período de 11 a 14 de novembro, o XVI Encontro Nacional de ONG's/AIDS (Enong/2011), que é o segundo maior encontro de ativistas de movimento de Aids no Brasil, perdendo apenas para o Congresso DST-AIDS. O Pará será o primeiro Estado na Região Norte a organizar um fórum de ONG's/AIDS, e agora o primeiro a organizar o Enong. A abertura do evento está prevista para ocorrer às 18h da próxima sexta-feira nas dependências do Hilton Hotel, em Belém.

“O XVI Enong ocorrerá sob o signo da escassez de recursos, um grande problema a ser enfrentado face aos custos para deslocamento, tendo em vista que o Pará esta localizado na fronteira norte do Brasil, bem distante, portanto, dos grandes centros”, contextualiza Amujaci Brilhante, Coordenadora Geral do Enong e Coordenadora do Fórum Paraense de ONG/Aids.

O encontro vai reunir 250 participantes, sendo 200 delegados eleitos e mais um observador pelos 26 Estados e o Distrito Federal, além de palestrantes e convidados. “Estarão no encontro representantes de todas as redes sociais, prostitutas, jovens, movimento LGBT, Tras, participando de 30 grupos de trabalho e debatendo diversos temas”, informou Brilhante.

“O Encontro tem caráter deliberativo e serve de parâmetro às políticas adotadas pelo Ministério da Saúde, que submete as decisões ao Conselho Nacional de Saúde”, considerou. O Conselho Nacional de Saúde (CNS) é a instância máxima de deliberação do Sistema Único de Saúde (SUS), de caráter permanente e deliberativo, e tem como missão a deliberação, fiscalização, acompanhamento e monitoramento das políticas públicas de saúde. O CNS é um órgão vinculado ao Ministério da Saúde.

A coordenação informa, ainda, que da pauta do encontro constam discussões acerca da resposta brasileira à epidemia, balanço das campanhas realizadas, avaliação das políticas governamentais e eleição de prioridades de ação para os próximos dois anos. O modelo desenvolvido e adotado na luta contra as DST/AIDS no país é referência mundial.

Os organizadores do evento estão aguardando a confirmação do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para a abertura do evento, que ocorre às 18h de sexta-feira. Já confirmadas às presenças do deputado federal Chico D’Ângelo (PT-RJ), coordenador da Frente Parlamentar DST/AIDS no Congresso Nacional; Alessandro Stefanutto, Procurador Chefe da Procuradoria Federal Especializada Junto INSS; e representantes do Programa Nacional de Controle da Tuberculose e do Departamento de DST/Aids e HIV do Ministério da Saúde.

Fonte: Jornalista Carlos Boução (carlosboucao85@gmail.com)

Nenhum comentário: