terça-feira, 22 de novembro de 2011

MAIS DE 200 FACULDADES MAL AVALIADAS. DUAS SÃO PARAENSES

Dados divulgados pelo governo, na semana passada, mostram que 226 escolas de ensino superior têm qualidade inadequada há quatro anos. Elas representam 12% das instituições analisadas. 

A avaliação tem como base o IGC (Índice Geral de Cursos), que considera o desempenho dos alunos num exame (Enade) e quesitos de qualidade do corpo docente. Pesquisadores dizem que os dados mostram que as ações do do Ministério da Educação, baseadas em corte de vagas de cursos ruis, é ineficiente. 

O governo Dilma anunciou que vai supervisionar as 70 piores escolas. Elas podem até ser fechadas. As demais deverão ser fiscalizadas no futuro. Haverá ainda corte de 50 mil vagas de vestibulares de cursos de saúde, administração e ciências contábeis (o país tem 1,1 milhão de vagas nessas áreas). 

O levantamento mostrou que as melhores instituições do país são a FGV-RJ, Facamp (SP), FGV-SP e Unicamp. Das 226 instituições reprovadas quatro vezes, 214 são privadas e 12 municipais.

Para ler mais, http://www1.folha.uol.com.br/saber/1008208-avaliacao-reprova-226-faculdades-do-pais-pelo-4-ano-consecutivo.shtml  

PS: Entre as que apresentaram resultados medíocres, sofríveis, duas são paraenses: a Faculade de Estudos Avançados do Pará (Feapa) e as Faculdades Integradas do Tapajós (FIT).

A relação completa das instituições mal avaliadas estão no link http://media.folha.uol.com.br/saber/2011/11/17/igc_1_2.pdf

Nenhum comentário: