Para onde vai o fruto de toda essa riqueza? Quem se beneficia com ela?
O Brasil bateu o recorde diário de produção de petróleo, em novembro do ano passado, conforme divulgou, hoje, a Agência Nacional do Petróleo (ANP). Foram produzidos 2,188 milhões barris/dia, superando o recorde anterior de 2,180 milhões de barris/dia, registrado em dezembro de 2010. A produção de petróleo e gás totalizou o equivalente a 2,615 milhões barris de óleo por dia.
A produção de petróleo e gás natural do período foi oriunda de 8.980 poços. O campo com o maior número de poços produtores foi Canto do Amaro, na Bacia de Potiguar, no Rio de Janeiro. Canto do Amaro reúne 1.127 poços.
Para ler mais, http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-01-03/producao-de-petroleo-e-recorde-em-novembro-diz-anp
PS: Enquanto a produção de gás e petróleo bate recordes sucessivos, governadores e prefeitos se engalfinham na disputa para ver quem fica com a maior parte dessa montanha de royalties.
Minha opinião: tem que dividir entre todos. É muito dinheiro para ficar apenas com os estados produtores. O Pará, que produz energia elétrica para o País inteiro e infla a balança comercial brasileira, mas que pouco se beneficia com essas riquezas, precisa de compensação.
O governador Jatene e a bancada federal paraense precisam sair do discurso e ir à luta real para garantir compensações pelas perdas que o Estado tem com a Lei Kandir. E já!
Nenhum comentário:
Postar um comentário