terça-feira, 3 de janeiro de 2012

BELÉM: LICITAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE ÔNIBUS RÁPIDOS SOB SUSPEITA

Não se questiona a importãncia e a necessidade do projeto do BRT, mas não precisava estar sob suspeita de tão graves denúncias

São fortes as suspeitas de fraude no processo da concorrência pública internacional da Prefeitura de Belém para a contratação de empresa para a construção do projeto de Ônibus de Trânsito Rápido (BRT, da sigla em inglês).

A construtora Andrade Gutierrez foi a única empresa a apresentar proposta à obra de R$ 430 milhões, já aprovada pela Câmara Municipal e prevista para durar dois anos.

O projeto prevê que ônibus sobre canaletas, com capacidade para 250 passageiros, percorram os corredores de tráfego das avenidas Augusto Montenegro e Almirante Barroso, indo até a estação final, no bairro de São Brás.

Várias empresas que iriam participar do edital deixaram de apresentar suas propostas, como forma de protesto, denunciando que o edital foi direcionado para beneficiar apenas uma. O edital começou com 19 empresas. Só restou a Andrade Gutierrez.

Não foi à toa que no dia 27 passado, terça-feira, ao tomar conhecimento por uma fonte de que a concorrência era um jogo de cartas marcadas, o DIÁRIO publicou um anúncio no caderno de classificados Tem! como uma mensagem cifrada, adiantando quem seria a eleita. 

O texto do anúncio, intitulado “Por uma Graça Alcançada”, dizia: “A fé alavanca as grandes obras do Senhor. DC ouviu tuas preces. AG, és a vencedora. Juntos, agora, multiplicaremos o pão nosso de cada dia. Feliz 02/01/2012. PB”.

Nenhum comentário: