quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

FAMÍLIAS GASTAM COM SAÚDE MAIS DO QUE O GOVERNO COM O SUS

Segue o pacto diabólico: a calamidade na saúde pública força as famílias a procurarem o serviço privado

Apesar de o Brasil contar com o Sistema Único de Saúde (SUS), que tem como princípio prestar atendimento gratuito e universal, as famílias brasileiras responderam por mais da metade dos gastos com saúde no país entre 2007 e 2009.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou, nesta quarta-feira, a pesquisa "Conta-Satélite de Saúde", as despesas das famílias com bens e serviços de saúde, como planos, consultas, internações e medicamentos, chegaram a 56,3% do total do país nesse período.

Em 2009, o gasto público médio com saúde foi de R$ 645,27 por pessoa. Já as despesas privadas foram de R$ 835,65 per capita em média.

Segundo o IBGE, porém, os gastos públicos cresceram proporcionalmente mais do que os privados. Em 2009, houve crescimento de 5,2% das despesas da administração pública com saúde - aí computadas as esferas muncipal, estadual e federal. Já as famílias aumentaram seus gastos com o setor em 3,5%.

Para ler mais, http://www1.folha.uol.com.br/poder/1035972-mesmo-com-sus-familias-arcam-com-563-das-despesas-com-saude.shtml  

PS: E pensar que pagamos ao governo, em 2011, na forma de impostos, a montanha astronômica de 1,51 trilhão de reais! A saúde pública no Brasil é uma calamidade, uma ignomínia que deveria fazer nossos governantes ao menos sentirem vergonha. Mas isso não acontece: de alguma forma, a maioria deles ganha com isso!!

Nenhum comentário: