sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

DIETER ZETSCHE, CHEFÃO DA MERCEDES: "A CHINA SALVOU O CAPITALISMO!"

Dieter Zetsche, 58 anos, nascido na Turquia, é o CEO da alemã Mercedes-Benz desde 2005 - assumiu o cargo depois de dirigir as operações da Chrysler, então parte do grupo, nos Estados Unidos.

"Doktor Zetsche", ou "Dr. Z", como ficou conhecido, é o comandante-em-chefe de um plano que pretende fazer que a marca alemã, que patenteou o primeiro motor a combustão (lá se vão 126 anos...), recupere o topo entre os fabricantes de carros de luxo (hoje nas mãos da também alemã BMW). Isso inclui uma ofensiva com seis novos produtos, no ano passado, outro tanto este ano e uma parceria com a Renault-Nissan para fazer uma plataforma para carros compactos, que será compartilhada pelo Smart e o Renault Twingo, e novos motores. 

Zetsche trabalhou no mercado brasileiro e, por enquanto, descarta a volta da produção de automóveis na linha de montagem de Juiz de Fora, que produziu modelos Classe A nos anos 1990.

Em entrevista à revista VEJA, ele afirmou que "a China, literalmente, salvou o capitalismo. Nossas vendas naquele mercado não param de crescer. Um chinês bem-sucedido gosta de demonstrar seu sucesso, representado num automóvel de luxo".


PS: A afirmativa do chefão da Mercedes é, no mínimo, uma ironia com tons sarcásticos àqueles que ainda insistem em professar fé no projeto furado do Socialismo enquanto opção revolucionária ao Capitalismo.

Se rejeita o Capitalismo como opção pela busca da felicidade e do bem estar coletivos, a Humanidade ainda precisará encontrar outra opção, mas que seja exequível. O Socialismo, em todas as suas vertentes - do cubano ao chinês, do albanês ao soviético -, demonstrou-se um fracasso!

Nenhum comentário: