quarta-feira, 29 de agosto de 2012

PELUSO SE DESPEDE DO STF: "NENHUM JUIZ CONDENA ALGUÉM POR ÓDIO"

Hoje, Depois de condenar o petista João Paulo Cunha, Cezar Peluso se despediu do STF, depois de nove anos como ministro

Após proferir seu último voto no Supremo Tribunal Federal (STF) e defender a condenação de cinco réus do mensalão, o ministro Cezar Peluso fez um discurso, nesta quarta-feira, afirmando que "nenhum juiz verdadeiramente condena alguém por ódio".

Como completa 70 anos na segunda-feira, Peluso se aposenta compulsoriamente e, por isso, só participa de parte do julgamento do mensalão.

Hoje, ele votou pela condenação do deputado João Paulo Cunha (PT-SP) por corrupção passiva e peculato por desvio de recursos da Câmara e do ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato por desvio de recursos da instituição financeira. Ele também defendeu a condenação de Marcos Valério e dois ex-sócios por participação nos dois desvios. 

Peluso lembrou que tem mais de 40 anos na magistratura, sendo nove anos no STF. "Nenhum juiz verdadeiramente, em sua votação, condena alguém por ódio", disse. "É com esse sentimento amargo, que eu cumpro este instransponível dever que é estabelecer essas condenações", completou.

Peluso recebeu homenagens dos colegas. "Vossa excelência é o retrato do seu discurso. Não há um hiato, uma brecha sequer. A autenticidade esta nisso, no que se teoriza e o que se pratica. Receba, ministro Peluso, nossa gratidão", afirmou o presidente do STF, Carlos Ayres Britto.

Nenhum comentário: