sexta-feira, 17 de agosto de 2012

CALOR VAI ATORMENTAR MORADORES DE BELÉM

O período será o menos chuvoso e deverá registrar acumulado mensal de chuvas entre 100 mm (milímetros) e 140 mm e uma temperatura média de 34ºC a 35ºC

A partir desta segunda quinzena de agosto até novembro, o clima vai continuar mais quente em Belém, por causa das poucas chuvas na cidade. É o que prevê o setor de Meteorologia da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

Segundo o coordenador de Recursos Hídricos do órgão, Antonio Sousa, esse período será o menos chuvoso e deverá registrar um acumulado mensal de chuvas entre 100 mm (milímetros) e 140 mm e uma temperatura média de 34ºC a 35ºC.

“O total médio de chuvas em agosto representa apenas um terço, se comparado aos meses de janeiro, fevereiro, março e abril - meses mais chuvosos na capital paraense. O clima mais quente ocorre devido a pouca presença de nuvens com grande desenvolvimento vertical, o que facilita a incidência direta de radiação solar que alcança o solo e aquece o ar”, traduz o meteorologista.

Como consequência da redução das chuvas, a energia solar é praticamente toda utilizada para aquecer o ar, já que não há água para o processo da evaporação, que contribui para o abrandamento do ar.

“É por isso que as temperaturas próximas à superfície aumentam. Essas altas temperaturas devem prosseguir até o mês de novembro”, explica Sousa.

Nenhum comentário: