terça-feira, 5 de junho de 2012

OBRAS DO BRT DO GOVERNO ESTADUAL COMEÇARÃO SÓ EM 2014

O Governo do Pará pretende assinar, até agosto, com a Agência Internacional do Japão (Jica) o contrato de financiamento para a execução do sistema de transporte rápido metropolitano, o BRT (Bus Rapid Transit), que interligará o Entroncamento, na saída da capital, até o município de Marituba, na Grande Belém. As obras deverão iniciar em 2014, quando já estará concluído o prolongamento da Avenida João Paulo II até Ananindeua. Os recursos a serem financiados pelo governo japonês somam R$ 320 milhões.

O diretor geral do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), César Meira, explica que o financiamento já está na etapa final, que antecede a assinatura do acordo. Ainda este mês, o recurso passará pela aprovação do Senado Federal, em virtude de se tratar de um empréstimo estrangeiro.

“O financiamento passará pela Comissão de Economia e Finanças do Senado e depois pela votação no plenário. Com a aprovação, em agosto o governador deverá viajar ao Japão para assinar o acordo que garantirá o recurso para a implantação do sistema de transporte metropolitano”, esclarece.

As obras do BRT na Região Metropolitana de Belém, ressalta César, iniciarão após a conclusão das obras de prolongamento da Avenida João Paulo II, que começarão em outubro deste ano. Enquanto isso, o NGTM realiza estudos na área que será atendida pelo novo sistema de transporte, avaliando o impacto que terá no fluxo de passageiros, bem como no fluxo de veículos. “Estes estudos fazem parte do gerenciamento do transporte de toda a Região Metropolitana da capital”.

Nenhum comentário: