Hoje, 28 de abril, é o Dia Nacional da Educação. O Brasil deixou de cumpriu 2/3 do atual Plano Nacional de Educação, que se encerra este ano, de responsabilidade quase integral do governo Lula.
Destaque-se:
* Apenas13% dos estudantes brasileiros estão matriculados nas universidades, quando a meta era de 30%;
* 50% das crianças de 0 a 3 nos deveriam estar matriculadas em creches, mas, hoje, esse percentual não passa de 18%;
* O analfabetismo insiste em se manter em torno de 10%, quando a meta era erradicá-lo até 2010;
Dermeval Saviano, professor emérito da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e especialista em política educacional e história da educação brasileira, é categórico: o plano foi “solenemente ignorado” pelo atual governo.
Parte dos recursos do pré-sal poderia oxigenar os investimentos necessários ao cumprimento das metas do novo Plano Nacional de Educação, a ser votado pelo Congresso Nacional, este ano.
Hoje, comemorar o que?
Um comentário:
É muita ignorância minha acreditar que em 8 anos de governo de qualquer presidente possa mudar essa quadro educacional, avanços teve e muitos na educação brasileira só não enxergar quem não quer, não vou nem comentar as universidades e escolas técnicas criadas, acho que a crise é do estado que sempre vai ser um calo nesta área, agora o que a adianta ter tantos projetos educacionais se no Brasil só se fala em carnaval e futebol transmitidos por uma mídia cheia de interesses...
Postar um comentário