segunda-feira, 12 de abril de 2010

MARINA: EXILADOS POLÍTICOS NÃO SÃO FUGITIVOS

Marina Silva, pré-candidata do PVà presidência da República

A senadora Marina Silva (AC), pré-candidata do PV à Presidência da República, disse, nesta segunda-feira, que as pessoas que se exilaram durante a ditadura militar fizeram a “legítima defesa” de suas vidas ao deixar o país e que não são fugitivos.

A senadora deu as declarações ao ser questionada sobre o fato de a ex-ministra Dilma Rousseff ter dito, no sábado passado, que não tem "medo da luta”.

Dilma militou em organizações de esquerda durante o governo militar e chegou a ser presa. A petista não citou nomes, nem fez referências diretas a nenhuma pessoa. A frase, no entanto, levantou a dúvida de que poderia ser uma alusão ao ex-governador José Serra, pré-candidato do PSDB ao Palácio do Planalto, que exilou-se no Chile durante o regime militar.

“Tenho uma visão dessa questão até inspirada na ministra Dilma. Quando o senador Agripino Maia (DEM-RN) insinuou que ela era mentirosa, ela fez uma fala que foi comovente para todos nós. Ela disse que era muito fácil dizer a verdade quando se é torturado. Difícil era mentir e não entregar seus companheiros. Então, inspirada nisso, [digo que] todos aqueles que saíram do Brasil, não fugiram. Eles fizeram um ato de legítima defesa da sua vida porque é assim que cada pessoa faz quando se sente ameaçada”, disse Marina, ponderando que não sabe em que contexto Dilma falou.

Nenhum comentário: