Dois importantes eventos vão mobilizar e atrair a atenção de mineradores, agentes públicos e outros empreendedores ligados ao setor, em Itaituba e região, na última semana de março. O evento terá o apoio da Associação dos Mineradores de Ouro do Tapajós (Amot) e do Sindicato dos Mineradores do Oeste do Pará (Simioesp).
No dia 23, o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) realiza o seminário “Projeto: Alternativas Tecnológicas Sustentáveis para a Garimpagem no Tapajós/PA”, no Hotel Apiacás, na cidade de Itaituba.
No período de 24 a 26, prefeitos, vereadores e outros agentes públicos vão se encontrar, também em Itaituba, para discutir o "Desenvolvimento Regional dos Municípios do Oeste Paraense". A iniciativa é da Associação dos Municípios da Região da Transamazônica, Santarém-Cuiabá e Oeste do Pará (Amut). A programação completa ainda não foi disponibilizada.
O evento do Dnpm tem como objetivo a elaboração de um Termo de Referência de um projeto de pesquisa com vistas a se definir uma ou mais rotas tecnológicas para a concentração do ouro produzido nos garimpos da região de Tapajós, condizente com o ambiente geológico em que se situe a frente de produção de cada permissão de lavra garimpeira (PLG). Essas rotas tecnológicas seriam desenvolvidas de forma ambientalmente sustentáveis e estariam associadas a medidas mitigadoras e de controle ambiental, preferencialmente em circuito fechado com o que o órgão ambiental do Estado (Sema) teria condições de emitir as necessárias licenças ambientais.
A programação deste seminário segue abaixo:
09h: Abertura – Miguel Nery(Dnpm), Aníbal Picanço (Sema/PA), Maurílio Monteiro (Sedect/PA), Ronaldo Santos (Cetem) e Ivo Lubrinna (Amot)
09h30: A Experiência do Beneficiamento do Ouro em Poconé /MT – Geólogo André Molina (Cooperativa de Garimpeiros de Poconé)
10h30: Ambientes Geológicos do Tapajós – Professor Caetano Juliano (USP)
11h30: Programa Nacional de Formalização (Projeto Tapajós) – João Bosco Braga (Dnpm – Superintendência/PA)
12h30: Intervalo para Almoço
14h: Possibilidades Tecnológicas para Beneficiamento de Ouro (Engº Ronaldo Santos – Cetem)
14h45: Controle Ambiental de Mercúrio no Tapajós – Química Terezinha Cid (LAM/ Sup. PA/Dnpm)
15h30: Projeto “Cuide de seu Tesouro” – Amot e Prefeitura de Itaituba
16h15: Possíveis Condicionantes para Licenciamento Ambiental – Dr. Aníbal Picanço (Sema/PA)
17h: Diretrizes para o Termo de Referência do Projeto - Sugestões do Cetem e Discussão
18h00 Encerramento
Para maiores informações, os interessdos podem fazer contato com Ivo Lubrinna:
Ivo Lubrinna de Castro
Presidente da Associação dos Mineradores de Ouro do Tapajós - AMOT
Rua Nova de Santana, 380 - Centro
CEP - 68180 - 030
Itaituba - Pará - Amazônia - Brasil
Telefax - +55 93 3518 1095
Celular - +55 93 9974 5441
MSN - ivopreto@hotmail.com
Skype - ivolubrinna1
Nenhum comentário:
Postar um comentário