terça-feira, 5 de setembro de 2017

"RESISTE, AMAZÔNIA" É LANÇADO EM EVENTO MARCADO POR PROTESTOS



Os manifestantes exigiram participação da Amazônia na elaboração de novas políticas para a região e que as riquezas nela existentes sejam usadas como indutoras de seu desenvolvimento (Fotos: Felipe Pedroso)

A maior feira livre da América Latina, o Ver O Peso, em Belém, foi palco do lançamento do Movimento “Resiste, Amazônia!”, na manhã desta terça-feira (05/09), organizado por sindicalistas, entidades ambientais, movimentos populares e artistas.

O evento reuniu dezenas de pessoas no coração da feira, eleita uma das sete maravilhas do Brasil. Os vereadores Toré Lima (PRB) e Marinor Brito (Psol) levaram apoio aos organizadores do evento.

O evento durou quase duas horas. Nesse tempo, os organizadores falaram sobre as razões que levaram à criação do movimento e como pretendem trabalhar. Destacaram dois dos objetivos centrais do movimento: exigir a participação de líderes da Amazônia na elaboração de novas políticas públicas para a região e que as enormes riquezas nela existentes sejam usadas como indutoras de seu desenvolvimento, e não causa de empobrecimento do povo ou razão para destruições ambientais.


Os manifestantes também centraram fogo nas ações do governo federal para a Amazônia, como o decreto que extinguiu a Reserva Nacional do Cobre e Associados (Renca). Os gritos "Fora, Temer" foram repetidos em vários momentos.

“Somos um movimento de cidadania, integrado por cidadãos paraenses que resolveram não mais aceitar as políticas públicas para a Amazônia sem que ouçam o povo da Amazônia. Estamos nos unindo a movimentos semelhantes que estão surgindo em outros estados da região. A defesa da Amazônia e do seu povo é a nossa causa! É um movimento de resistência às políticas ambientalmente predatórias e socialmente injustas que Brasília vem impondo à Amazônia”, afirma o documento, lido durante o evento.


A manifestação, que foi coordenada pela jornalista Sheila Faro, encerrou-se na pedra do Ver O Peso.

Na próxima semana, os membros do movimento vão se reunir para debater e aprovar o plano de ação do “Resiste, Amazônia!”. A reunião será na sede do Sindicato dos Jornalistas no Pará (Sinjor).

Nenhum comentário: