quinta-feira, 28 de setembro de 2017

MONTE ALEGRE REINICIA REVISÃO DO PLANO DIRETOR MUNICIPAL

O objetivo central da conferência é avaliar a versão atual do PDM e debater propostas de alteração na lei. No dia 6 de outubro, uma nova conferência vai debater e aprovar a minuta do projeto de lei do novo PDM

O município de Monte Alegre realiza, na manhã desta sexta-feira (29/09), conferência municipal que marca o reinício do processo de revisão do seu Plano Diretor Municipal (PDM), suspenso desde o ano passado. O evento vai acontecer no auditório da Escola Municipal Carim Melém, no centro da cidade, a partir das 8h.

A Prefeitura Municipal, que organiza a conferência, realiza mobilização na cidade e na zona rural do município, convidando representantes de entidades da sociedade civil e de movimentos populares, órgãos públicos municipais, estaduais e federais, além de autoridades locais. A conferência é aberta à livre participação popular.

O objetivo central da conferência é avaliar a versão atual do PDM e debater propostas de alteração na lei. No dia 6 de outubro, uma nova conferência vai debater e aprovar a minuta do projeto de lei do novo PDM, que será enviada à Câmara Municipal para votação.

Polêmicas – No ano passado, a coordenação municipal do PDM realizou doze reuniões comunitárias, na cidade e em todas as regiões do município, quando debateu com a população a lei atual e recolheu demandas para serem inseridas no novo PDM. E são muitas as propostas, algumas polêmicas.

Retirar o terminal rodoviário do Bosque Dionísio Bentes, no centro da cidade, e construir um novo na saída da cidade é uma das propostas que voltam ao PDM. Outra proposta polêmica é a desativação do aeroporto municipal e a construção de um outro, em área fora do limite urbano da cidade. E, finalmente, a proposta apresentada pelas comunidades do Lago Grande e Costa do Amazonas: proibir a pesca comercial durante dois anos, impedindo a atuação de barcos-geleira em Monte Alegre, para permitir a revitalização das áreas de pesca.

Essas e outras propostas serão debatidas na conferência de amanhã. A decisão final, com a aprovação da minuta do projeto de lei do novo PDM, acontecerá no dia 6 de outubro, em nova conferência municipal.

“Nenhum município pode ficar sem planejamento. Sem este, é impossível haver gestão pública de qualidade. O Plano Diretor Municipal é o retrato do que será Monte Alegre nos próximos dez anos. Ele defini as diretrizes, os objetivos e as ações estratégicas de investimento do Poder Público para a próxima década”, explicou Wianna Bandeira Friaes, coordenadora da comissão municipal que cuida da revisão do PDM.

A conferência se encerra no início da tarde desta sexta-feira.

Nenhum comentário: