quinta-feira, 9 de maio de 2013

EXÉRCITO PODE TER USADO NAPALM NA GUERRILHA DO ARAGUAIA

Muito usadas na guerra da Vietnã pelos EUA, bombas de napalm podem ter sido usadas também pelo Exército Brasileiro na Guerrilha do Araguaia

Um relatório militar indica que as Forças Armadas podem ter usado napalm, mistura de gasolina com resina, com mais frequência na guerra psicológica contra os guerrilheiros do Araguaia, no começo da campanha, possivelmente em 1972.

Estudo divulgado, nesta quinta-feira, por Claudio Fonteles, da Comissão Nacional da Verdade, destaca que a bomba que marcou a ação dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã, naqueles anos, teria sido utilizada também em três áreas do Sul do Pará.

Guardado no Arquivo Nacional, o Relatório de Apoio Aéreo foi elaborado em novembro de 1972 pelo tenente-coronel Flaryz Guedes Henriques de Araújo, em plena guerra contra os guerrilheiros.

"As missões pretendidas pelo CMP (Comando Militar do Planalto) aqui mencionadas no item 1 foram executadas no decorrer das operações; há a acrescentar àquele repertório o bombardeio de três áreas com bombas napalm e de emprego geral", destaca a folha 2 do relatório.

Para ler mais, http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,relatorio-aponta-uso-de-napalm-contra-a-guerrilha-no-araguaia,1030244,0.htm  

Nenhum comentário: