domingo, 25 de março de 2012

CIENTISTA AFIRMA QUE EROSÃO DO SOLO AMEAÇA A AMAZÔNIA

O professor Luiz Carlos Baldicero Molion, um nome respeitado no mundo científico, dentro e fora do Brasil, é também conhecido por suas opiniões fortes e pelas polêmicas a que elas já deram origem. Uma das mais rumorosas polêmicas em que ele se vê envolvido diz respeito à questão do aquecimento global, teoria que levou a própria ONU a criar, em 1988, o Painel Intergovernamental sobre as Mudanças Climáticas (IPCC). Indiferente ao coro da maioria, Luiz Carlos Molion prevê exatamente o contrário. Ao invés de aquecimento, diz ele, a Terra vai passar por um período de resfriamento ao longo dos próximos vinte a vinte e cinco anos.

Luiz Carlos Molion reforçou esta semana, em Belém, a fama de polemista que o acompanha ao participar, como conferencista, do simpósio que assinalou o transcurso do Dia Meteorológico Mundial. Promovido pelo Instituto Nacional de Meteorologia, com apoio de diversos organismos públicos federais e estaduais, além de entidades privadas, o evento foi realizado quinta e sexta-feira no auditório da Sudam. O tema do seminário, baseado em decisão do Conselho Executivo da Organização Meteorológica Mundial, foi “O tempo, o clima e a água: motores de nosso futuro”.

Em sua palestra, proferida na sexta-feira, Luiz Carlos Molion discorreu sobre as perspectivas climáticas para os próximos 20 anos.

Nenhum comentário: