quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

JARBAS PREPARA DISCURSO SOBRE ‘CORRUPÇÃO NA POLÍTICA’

O senador pernambucano promete radicalizar contra a corrupção.


Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) parece mesmo decidido a tornar-se um personagem incômodo no Congresso. Para evitar que o alarido das baterias amorteça as declarações que sacudiram Brasília na fase pré-carnavalesca, o senador decidiu subir à tribuna do Senado.
Prepara um discurso azedo. Pretende detalhar as perversões que desvirtuam a ação dos partidos políticos. Práticas que arranhou em entrevista veiculada há dez dias.
Para Jarbas, não se deve permitir que o Carnaval funcione como anestésico contra um debate que considera "urgente e inevitável". O senador trata a corrupção como "um tumor", que precisa ser "lancetado". No discurso, pretende ultrapassar as fronteiras do PMDB.
A resposta às questões que o senador vai levantar, por óbvia, é conhecida até dos mármores que forram o prédio do Senado. Os políticos acercam-se dos cofres das estatais para desviar verbas públicas. Em português claro: para roubar.
Dirá no discurso que o Congresso deveria aprovar uma lei que impusesse pela força o que muitos governantes deixam de fazer por bom senso. "Deveríamos ter uma norma consagrando o entendimento de que diretoria financeira de estatal - pequena, média ou grande - nunca pode ir para partido político".
Acusado pelo PMDB de produzir acusações "genéricas", Jarbas dá de ombros. Diz que não é "auditor". Acrescenta:
"Meu interesse é o de combater práticas danosas, extirpar do meio político os usos e os costumes perniciosos".
Afora o discurso, o senador articula com os deputados Fernando Gabeira (PV-RJ) e Gustavo Fruet (PSDB-PR) a constituição de um grupo suprapartidário anticorrupção. A trinca organiza para a semana que vem um encontro no qual a ação do grupo será esboçada.
Mal acomodado nos quadros do PMDB, Jarbas vai ao encontro com uma preocupação: "Essa reunião não pode ser confundida como o embrião de um novo partido. (...) Agora, todo o nosso esforço deve se voltar para o combate à corrupção e às práticas políticas nocivas (...) É preciso desnudar diante dos olhos da nação esse esquema nefasto dos partidos para alcançar os cofres do Estado".

(Fonte: blog do Josias de Souza)

Um comentário:

Anônimo disse...

Valeu manÔ!!
Excelente iniciativa. Para quem não tem tempo disponivel de ler os noticiários, seu blog passa ser uma alternativa de leitura proveitosa, parabens!
Quanto aos alvinegros, a torcida santarena merece este titulo. Djalma