quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009


Monte Alegre
PRÉDIO DA PREFEITURA ENTRA EM REFORMA


Em Monte Alegre, o prefeito Jardel Vasconcelos (PMDB) determinou a reforma do prédio da Prefeitura Municipal. O serviço começou há quinze dias, com a retirada do antigo forro, que havia sido transformado em moradia de pombos. A falta de manutenção preventiva do imóvel o deixou em estado deplorável. O projeto do prefeito é de transformá-lo em um centro administrativo moderno, ocupado por todas as principais secretarias municipais. A previsão é que a nova sede da administração municipal esteja pronta no início do segundo semestre deste ano.
O prédio foi construído em 1932, sob a administração do prefeito Arnóbio Franco, com apoio do governo do Estado e da Companhia Nipônica de Plantações do Brasil S/A. Inicialmente, e por longo tempo, abrigou uma escola municipal, sendo depois transformado em delegacia de polícia. Segundo alguns dos moradores mais antigos da cidade, os presos eram mantidos confinados no porão do prédio. Luedir de Jesus, o mais antigo funcionário do Município confirma a história. Em 1973, por determinação do então prefeito José da Silva Machado, o antigo prédio foi restaurado e transformado em sede do Poder Executivo Municipal. Desde então, nunca mais passou por reforma.
Para discutir a reforma do prédio, o prefeito Jardel Vasconcelos se reuniu com o engenheiro Roberto Medeiros, a arquiteta Layre Porte e o mestre de obras Reginaldo Carvalho, aos quais repassou algumas idéias sobre a reforma e adaptação do prédio. "Minha idéia e reformá-lo e adaptá-lo à necessidade de abrigar algumas das principais secretarias municipais", disse Jardel.
Como o chamado "pé direito" do prédio é muito alto, a intenção do prefeito é elevar o atual assoalho, permitindo que o porão seja aproveitado com a criação de novas salas e outros espaços da administração. O prefeito também pediu que os técnicos avaliem a possibilidade de se criar um segundo andar no prédio, com a mesma finalidade.
Por causa da pouca disponibilidade de recursos - e, principalmente, pelas enormes dívidas herdadas da gestão anterior - o prefeito decidiu realizar a obra por etapas, ainda que esta demore mais do que o desejável, mas ele espera que o prédio volte a abrigar a administração municipal ainda este ano.

Nenhum comentário: