terça-feira, 29 de agosto de 2017

"RESISTE, AMAZÔNIA" É CRIADO PARA SE OPOR À DESTRUIÇÃO DA REGIÃO

O movimento RESISTE, AMAZÔNIA! será lançado no dia 5 de setembro, Dia da Amazônia, na feira do Ver O Peso, com apresentações culturais, distribuição de folhetos explicativos e mensagens sobre o movimento

Um grupo de dezessete pessoas, entre sindicalistas e militantes de entidades sociais, resolveu criar, na noite de hoje (29/08), o movimento RESISTE, AMAZÔNIA!, com o objetivo de resistir às ações do governo federal voltadas ao chamado “desenvolvimento” da região, mas que têm caráter ambientalmente predatório e socialmente excludente.

O decreto presidencial que extinguiu, na semana passada, a Reserva Nacional do Cobre e Associados (Renca), na divisa do Pará com o Amapá, um território de 47 mil/km², foi citado como exemplo da política nociva imposta à população da região. "É um absurdo desrespeito o que o Temer fez com a Renca, um ato que busca favorecer grandes mineradoras e que deverá causar enormes prejuízos à região", afirmou Odair Corrêa, ex-vice-governador do Pará, presente à reunião.

“Não se pode pensar em desenvolver a Amazônia sem ouvir a Amazônia”, afirmou Leny Campelo, ao justificar a necessidade de as políticas públicas para a região terem a participação da população da região na hora de elaborá-las.

Para a presidente do Sindicato dos Jornalistas no Pará (Sinjor-PA), Sheila Faro, “é necessário criarmos meios de comunicação direta e de fácil entendimento com a população, demostrando com exemplos concretos o quanto perdem a Amazônia e sua população com esses projetos econômicos social e ambientalmente devastadores”. É o que pretende fazer o movimento DESPERTA, AMAZÔNIA!

“Os governos militares impuseram um modelo de desenvolvimento para a Amazônia, de forma autoritária, e os governos civis que os sucederam o mantém sem qualquer alteração. Os minérios continuam sendo extraídos, minimamente beneficiados e enviados para fora do País”, argumentou o advogado José Carlos Lima. “É hora de dizermos ‘Chega! Nós queremos ser ouvidos, queremos debater o nosso desenvolvimento!’”, disse.

Dia da Amazônia – Cinco de maio é o Dia da Amazônia, mais uma data esquecida no meio de tantas que buscam “celebrar” os principais elementos de identidade da região, inclusive sua população, mas sem qualquer efeito prático.

E essa data, já na próxima semana, foi escolhida para um pré-lançamento do movimento RESISTE, AMAZÔNIA! O evento será realizado na Feira do Ver O Peso, durante a manhã, com apresentações culturais, distribuição de folhetos explicativos e mensagens sobre o movimento.

O grupo decidiu realizar intensa mobilização de entidades dos movimentos sociais, sindicais, igrejas, partidos e outras organizações que comungam da proposta de direcionar o desenvolvimento a Amazônia ao bem estar da sua população, de ver suas riquezas naturais como indutoras de desenvolvimento e bem estar da sua gente.

O movimento RESISTE, AMAZÔNIA! tem a coordenação dos jornalistas José Maria Piteira, Sheila Faro e do advogado José Carlos Lima.

Nenhum comentário: