quarta-feira, 26 de julho de 2017

NOVA FEIRA DE PESCADO SERÁ INAUGURADA NA PRÓXIMA SEGUNDA

A obra de construção da nova feira segue em ritmo acelerado. Ela terá 14 boxes de venda de peixe, dois para venda de carnes bovinas e suínas, um boxe para tratadores de peixe, além de dois para a venda de lanches e refeições

É o que garante o feirante Anacleto Souza, o popular “Cleto Pai”, que lidera o grupo de feirantes que trabalhava com a venda de pescado no Bosque Dionísio Bentes, no centro da cidade de Monte Alegre, no oeste do Pará. A nova feira vai funcionar em um terreno localizado na Rua Rui Barbosa, entre as travessas Doutor Loureiro e Arnóbio Franco, na Cidade Alta. A obra de construção das instalações está bem adiantada.

Essa foi a solução encontrada pelos próprios feirantes ante o impasse criado pelas pressões do Ministério Público e a inércia da Prefeitura de Monte Alegre (PMMA) sobre o grave problema que se tornou o Bosque Dionísio Bentes, na Cidade Alta. Considerado pela Polícia Militar como “zona vermelha”, por conta das ocorrências de roubo, tráfico de drogas e prostituição, entre outros ilícitos, o Bosque há muito está no centro de uma polêmica sobre suas finalidades e os riscos à saúde e à segurança públicas.

Abandonado pelo Poder Público, o Casarão do Bosque foi
transformado em "zona vermelha" e virou problema
grave de saúde pública
Em audiência pública promovida pela Câmara Municipal, no dia 21 de junho passado, o promotor cobrou da PMMA e dos próprios feirantes a solução para os problemas gerados pela inadequação do local para a venda de pescado, carnes, hortifrutigranjeiros, bebidas, comidas e confecções. A PMMA anunciou a proposta de levar essas vendas de pescado para a Feira do Peixe, na orla da cidade, que se encontra subutilizada. Outros feirantes poderiam ser alocados na Feira do Produtor Rural, também na orla da cidade, mas houve resistências da maioria. Depois, a PMMA anunciou o terreno onde está a antena da TV Cultura, em frente ao Cemitério Municipal, que pertence ao Município. Também houve resistências e o impasse continuava. Foi, então, que parte dos feirantes tomou uma decisão própria, sem mais esperar pela PMMA: alugar um terreno e construir uma nova feira.

O terreno foi alugado pelo tempo de três anos, e o trabalho, iniciado no dia 20 de julho. Nele, está sendo construída uma estrutura coberta que vai abrigar, nesta primeira etapa, 14 boxes de venda de peixe, dois para venda de carnes bovinas e suínas, um boxe para quatro tratadores de peixe, além de dois para a venda de lanches e refeições. Ao lado, uma fossa biológica foi construída para funcionar como sumidouro, evitando que a água servida do local seja jogada na rede de esgoto e despejada no rio Gurupatuba – coisa que não existia no Bosque.

Cleto Pai: nova feira é uma iniciativa dos próprios
feirantes, sem apoio da PMMA
“Esperamos o que foi possível esperar, até que cansamos. Então partimos para uma solução própria”, afirmou Cleto Pai, líder dos feirantes. Ele destaca que o aluguel do terreno e a construção da nova feira e de seus equipamentos estão sendo custeados pelos próprios feirantes, sem qualquer apoio ou financiamento da Prefeitura Municipal.

Hortifrutigranjeiros – Cleto Pai garante que o projeto para a feira é ainda maior, e neste está incluída a construção de uma segunda ala destinada aos vendedores de hortifrutigranjeiros. “Estamos aguardando novas adesões de feirantes para iniciar a segunda etapa da feira. Já temos um grupo que já se juntou a nós, pois sabem que não mais poderão continuar suas vendas no meio da rua”, afirmou o líder feirante. Ele afirmou que essa segunda etapa começa nas próximas semanas, após a inauguração da nova Feira do Peixe, na manhã do dia 31 de julho.

"Nhunga", secretário de Meio Ambiente e Agricultura
Por telefone, o secretário Municipal de Meio Ambiente, Agricultura, Pesca e Turismo, José Tertuliano Lins, o “Nhunga”, informou que uma parte dos feirantes de pescado que estavam no Bosque Dionísio Bentes aceitou ir para o mercado na orla da cidade. Pra lá também vão parte dos vendedores de hortifrutigranjeiros.

Ele confirmou, ainda, que o prefeito vai construir uma feira para a venda de pescado no terreno onde está a antena da TV Cultura, mas não há previsão de início das obras. Também confirmou que o Casarão do Bosque será demolido e, em seu lugar, construída uma nova feira – igualmente sem data para ser iniciada.

Nenhum comentário: