quarta-feira, 26 de julho de 2017

Monte Alegre: STTR ENTREGA PAUTA E AGUARNA NEGOCIAÇÃO COM PMMA


Na pauta, destacam-se as reivindicações que clamam por solução para o grave problema das estradas vicinais do município, que estão danificadas e, algumas, intrafegáveis

Durante evento realizado na manhã de hoje (26/07), na Feira do Produtor Rural, cidade de Monte Alegre, no oeste do Pará, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Monte Alegre (STTR) entregou ao titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, José Tertuliano Lins, uma pauta de reivindicações para ser discutida e negociada com a Prefeitura Municipal (PMMA). O evento marcou as celebrações do Dia Nacional da Agricultura Familiar.

Na pauta, destacam-se as reivindicações que clamam por solução para o grave problema das estradas vicinais do município, que estão danificadas e, algumas, intrafegáveis. A maioria delas está ligada às rodovias estaduais PA-254 e PA-423. Também têm destaque os pedidos de restauração ou reconstrução de pontes em várias estradas vicinais. Nos dois casos em estradas que cortam assentamentos criados pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

As demais reinvindicações são ligadas à área da saúde pública, como a conclusão das unidades básicas de saúde nas comunidades de Curral Grande, São Diogo, Entroncamento Boa Sorte, Novo Brasil e Km 35.

“Queremos que o prefeito municipal nos receba para discutir essas propostas e ver como serão atendidas”, afirmou a presidente do STTR local, Vilma Araújo de Sousa. “Nós precisamos de muito pouco para trabalhar e produzir, e isso passa por estradas trafegáveis para escoarmos os nossos produtos”, completou Claudionor Carvalho, representante da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Pará (Fetagri).

Em resposta à pauta de demandas apresentadas pelos dirigentes das entidades presentes, Nhunga garantiu que vai encaminhar ao prefeito Jardel Vasconcelos o documento e propor a realização da reunião entre as partes. Quanto tiver a data definida, ele avisará à diretoria do STTR.

A presidente do STTR afirmou que vai aguardar uma resposta do prefeito de Monte Alegre até o dia 15 de agosto. Até lá, e diante de qualquer resposta, a entidade vai reunir sua diretoria e decidir o que fazer.

Presente ao evento, Valdemar Hutim, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Monte Alegre (Sinpruma), afirmou que essa é também a data limite que a entidade vai aguardar para ser iniciadas as obras de restauração das rodovias estaduais no município.

“Sem ação nenhuma por parte do governo estadual, vamos reunir o Conselho Municipal de Desenvolvimento da Agricultura e decidir o que fazer. Não vamos ficar parados, posso garantir”, afirmou.

Nenhum comentário: