quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

PETIÇÃO PÚBLICA: VAMOS PASSAR O TAPAJÓS A LIMPO!

Estão as águas do rio Tapajós contaminadas pelas atividades humanas, especialmente pela mineração de ouro? É o que querem saber os autores e assinantes da petição

Petição pública em favor das populações do Vale do Tapajós, da saúde, da economia e da natureza da região Oeste do Pará

Para: Exmos. Srs.e Sras. Gov. do Estado, Simão Jatene; Vice-Gov. Helenilson Pontes; Secretário de Meio Ambiente, José Colares; Reitor da Univ. Federal do Pará, Carlos Maneschy; Reitora da Univ. Federal do Oeste do Pará, Raimunda Monteiro; Prefeito de Santarém, Alexandre Von; Prefeita de Belterra, Dilma Serrão; Prefeito de Aveiro, Olinaldo Barbosa da Silva; Prefeita de Itaituba, Eliene Nunes; Prefeito de Jacareacanga, Raulien de Oliveira Queiroz; Prefeito de Trairão, Danilo Vidal de Miranda; Prefeito de Novo Progresso, Osvaldo Romanholi.

Nós, que assinamos esta Petição, vimos solicitar o seguinte: Realização imediata de uma pesquisa de campo a ser efetivada por cientistas das Universidades Federal do Pará (UFPA) e Federal do Oeste do Pará (UFOPA), com recursos do governo do Estado e grande empenho das prefeituras de Santarém, Belterra, Aveiro, Itaituba, Jacareacanga, Trairão e Novo Progresso. O objetivo é determinar se há ou não contaminação das águas do Rio Tapajós, decorrente das atividades garimpeiras e de mineração industrial. Solicitamos que a equipe de pesquisadores/pesquisadoras seja composta tão somente por cientistas da área acadêmica que não tenham nem nunca tiveram vínculo com empresas mineradoras ou atividade de garimpagem no Tapajós ou em qualquer outro lugar. Maiores esclarecimentos a respeito deste pedido público encontram-se em documento anexo a estas listas de assinaturas e também nas redes e diversos blogs.

Para assinar, http://www.peticaopublica.com.br/psign.aspx?pi=BR68631

Nenhum comentário: