quinta-feira, 22 de agosto de 2013

AVAAZ QUER 5 MILHÕES DE ASSINATURAS PARA ELEIÇÕES LIMPAS


A Avaaz, uma das maiores organizações de abaixo-assinados online, iniciou uma campanha na internet para arregimentar apoio para aprovação do projeto "Eleições Limpas", proposta de iniciativa popular que prevê o fim do financiamento de campanhas eleitorais pela iniciativa privada e também impõe limite às doações de pessoa física a partidos.

Nesta quinta-feira, 22, a petição online já tem 135 mil adesões, 24 horas depois de ela ter sido aberta.

Outra proposta do "Eleições Limpas" é a eleição para o Legislativo em dois turnos. No primeiro, os eleitores votariam nos partidos e seriam definidos o número de cadeiras a que cada sigla teria direito. No segundo turno, ocorreria a escolha dos candidatos em cada lista partidária. O projeto propõe ainda mais liberdade de expressão aos cidadãos no debate eleitoral.

O "Eleições-Limpas" foi idealizado pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Nacional).

Para ler mais, http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,avaaz-quer-5-milhoes-de-assinaturas-para-eleicoes-limpas,1066735,0.htm  

PS: Sou plenamente favorável às eleições limpas, mas radicalmente contrário a essa proposta de usar dinheiro público para financiar campanhas eleitorais - contrário, mesmo! - e defendo o voto distrital. Mas esse debate precisa ser travado de forma aberta e sem meias verdades.

Exatamente por isso que estimulo aqui esse debate!  

Nenhum comentário: