quarta-feira, 2 de maio de 2012

IBAMA INTERDITOU MAIS TRÊS MADEIREIRAS ILEGAIS

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) interditou três madeireiras que serravam ilegalmente castanheiras-do-Pará também foram embargadas, na segunda-feira 23, em Novo Repartimento, sudeste do Pará.

Os fiscais flagraram as serras em plena atividade e apreenderam cerca de 235 m³ de castanheiras em tora e 35 m³ da espécie já serrada nos pátios das empresas (quantidade suficiente para encher 15 caminhões). 

Nos últimos 45 dias, o Ibama já aplicou R$ 25 milhões em multas e embargou três mil hectares de áreas de florestas ilegalmente desmatadas em Ulianópolis, Dom Eliseu, Rondon do Pará, Pacajá, Novo Repartimento, Portel e Anapu, no sudeste do Pará. Os agentes federais, que realizam a Operação Soberania, já apreenderam quatro tratores, seis motosserras, um caminhão, 517 m³ cúbicos de madeira, 484 m³ de carvão vegetal e destruíram 50 fornos ilegais para produção do produto florestal.

Na última etapa da operação, uma das madeireiras operava sem licença ambiental e teve o maquinário apreendido. A castanheira-do-Pará, cujo corte e comercialização são proibidos por lei, está na lista das espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção.

“É um árvore fundamental para a ecologia da floresta amazônica que ainda desempenha papel fundamental na subsistência das populações tradicionais de toda a região”, disse o coordenador da ação, o analista ambiental Lucivaldo Serrão.

Nenhum comentário: