quinta-feira, 21 de março de 2019

PRAINHA MOBILIZA PRODUTORES LOCAIS PARA ATENDER MERENDA ESCOLAR


Em reunião com pescadores e produtores rurais, o prefeito Davi Xavier falou sobre a importância de incorporar os produtos locais à alimentação escolar

Incorporar os produtos agropecuários locais à merenda escolar servida aos estudantes de Prainha, fazendo circular no próprio município os recursos públicos destinados a essa finalidade, cerca de R$ 1 milhão. É isso o que pretende a administração pública local, uma decisão tomada a partir de conversas e entendimentos mantidos entre a Prefeitura Municipal, a Colônia de Pescadores Z-31 e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município.

Com essa decisão e os acordos firmados com as entidades de trabalhadores rurais e pescadores, as escolas do município deixarão de servir aos alunos merenda preparada com produtos enlatados e conservados produzidos em outros estados. Assim, ao invés de almôndegas e sardinhas enlatadas produzidas em São Paulo ou Santa Catarina, os estudantes do ensino fundamental de Prainha passarão a consumir alimentação escolar à base de açaí, farinha de tapioca, peixe, derivados de leite, frutas, legumes e verduras, além do famoso piracuí de acari, um produto do qual Prainha é o maior produtor do Estado. E o processo está sendo conduzido passo a passo.

Técnico da Sefa foi a Prainha explicar sobre a emissão
de nota fiscal na venda de produtos ao Município.
O secretário Dinaldo Pedroso coordena a equipe local 
Durante dois dias, 19 e 20 de março, Antonino Vasconcelos, técnico da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefa) lotado na base de Monte Alegre, esteve em Prainha, onde se reuniu com o prefeito Davi Xavier, secretários e vereadores municipais, dirigentes da colônia de pescadores, do sindicato de trabalhadores e produtores rurais. “Toca”, como é conhecido o servidor da Sefa, explicou a eles sobre a necessidade do cadastro de senha no Portal da Sefa para expedição de nota fiscal, uma exigência legal para que a venda dos produtos agropecuários ao Município seja efetivada. E iniciou o cadastro, atendendo, nesta primeira fase, 77 agricultores e pescadores locais. O trabalho seguirá em outras regiões agrícolas e pesqueiras de Prainha, o que deverá acontecer nas próximas semanas.

“Para nós, esta é uma iniciativa importante”, afirmou o prefeito Davi Xavier. “Ao mesmo tempo em que buscamos uma alimentação de melhor qualidade aos nossos estudantes, estamos focando no fortalecimento da base da economia do nosso município, direcionando os recursos da merenda escolar para fornecedores locais”, completou o prefeito. É uma mudança de prioridades notável!

O trabalho conjunto com a Sefa foi negociado diretamente pelo prefeito Davi Xavier, em Belém. A ação local é coordenada pela diretora regional do órgão em Santarém, Gina Sales. Dinaldo Pedroso, secretário geral do Município, coordena a equipe da prefeitura local envolvida na atividade.

Prainha tem população de 30 mil habitantes, com cerca de 10 mil estudantes matriculados na pré-escola e no ensino fundamental. O município tem produto interno bruto (PIB) per capita de R$ 9.600,00. A sede municipal fica a 153 quilômetros da cidade de Santarém, no oeste do Pará.

Nenhum comentário: