quinta-feira, 9 de março de 2017

CÂMARA MUNICIPAL VAI DEBATER O GRAVE PROBLEMA DO LIXO DE BELÉM

O aterro sanitário da RM de Belém, em Marituba, causa graves problemas à população e ao meio ambiente: chorume contamina os mananciais de água e metano é lançado diretamente no ar. Representantes dos governos e da sociedade vão debatê-lo e buscar soluções

Acatando proposta do vereador Toré Lima (PRB), a Câmara Municipal de Belém (CMB) realizará, na próxima segunda-feira (13/03), sessão especial para debater o grave problema relacionado à coleta, tratamento, reciclagem e destinação final do lixo na região metropolitana de Belém.

O problema ganhou dimensão de escândalo e de ameaça à saúde pública, na semana passada, com a interdição da Central de Processamento e Tratamento de Resíduos (CTPR), no município de Marituba, em protesto de moradores locais. Como consequência, o lixo doméstico, hospitalar e industrial dos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba deixou de ser recolhido durante oito dias.

Na capital, o lixo se acumulou em todas as vias públicas da cidade, causando poluição ambiental e mal estar à população, especialmente pelo mal cheiro provocado pela decomposição do lixo orgânico. Com as fortes chuvas que caíram sobre a cidade nos últimos dias, enorme quantidade de lixo foi arrastada pela enxurrada, agravando o já dramático problema de obstrução de bueiros e canais que cortam Belém. Caos foi a palavra mais apropriada para definir a cidade naqueles dias sem coleta de lixo.

Na terça-feira (07/03), o assunto foi debatido pelos vereadores municipais. Todos trataram do assunto, cada um enfocando o problema sob óticas diferentes. Sem informações precisas sobre os problemas existentes na Central de Processamento e Tratamento de Resíduos, que levaram os moradores de Marituba a interditar a via de acesso ao aterro sanitário, o vereador Mauro Freitas, presidente da CMB, sugeriu uma visita dos vereadores de Belém ao aterro sanitário.

Mas, para Toré Lima, é necessário entender o que é o CTPR, como foi concebido e instalado e como efetivamente vem funcionando até agora. Visitar o local sem o acompanhamento de engenheiros e outros técnicos que possam explica-lo, na opinião do vereador, é insuficiente. E propôs, então, a realização de sessão especial para debater o problema com a presença de representantes do poder público e da sociedade civil.

Dela vão participar representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), das secretarias de Saneamento e Meio Ambiente dos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, e também da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB-Pará, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PA) e de entidades de coletores e recicladores de lixo.

A iniciativa de Toré Lima foi apresentada na forma de requerimento, aprovado à unanimidade, durante a sessão da última terça-feira (08/03).

Leia mais em http://torelima.blogspot.com.br/2017/03/cmb-e-sociedade-civil-vao-debater-o.html

Nenhum comentário: