segunda-feira, 4 de julho de 2016

MONTE ALEGRE: MÁQUINA DE BENEFICIAMENTO DE LIMÃO VOLTA A FUNCIONAR NESTA TERÇA-FEIRA

Reinstalado, o equipamento foi preparado para voltar a funcionar nesta terça-feira. E recomeça beneficiando 37 toneladas de limão para atender os mercados de Belém, Manaus e Macapá

Em Monte Alegre, no Oeste do Pará, o velho e bom lema comunitário "A união faz a força" foi a inspiração que moveu os produtores de limão para desmontar, remontar e fazer funcionar a máquina de beneficiamento do produto recém conquistada.

As forças unidas em um mutirão, no dia 27 de junho, garantiram a remontagem do equipamento, em galpão da Prefeitura de Monte Alegre (PPMA) junto à garagem municipal. Hoje (04/07), em novo mutirão, doze produtores de limão deixaram suas roças e vieram à cidade para a instalação da rede de água que vai abastecer o sistema de limpeza da máquina. A água virá do sistema de água da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), resultado de negociação entre a PMMA e direção do clube. No primeiro mutirão, eles eram cinquenta homens; hoje, doze foram suficientes.

Enquanto isso, um técnico cuidou da instalação elétrica da máquina - o transformador de energia foi instalado no sábado passado -, ao mesmo tempo em que funcionários da PMMA cuidam da construção de um pátio de estacionamento para os caminhões de transporte de limão, junto ao galpão onde a máquina foi reinstalada.

Com tamanho esforço dos produtores, e com apoio de técnicos da PMMA, a máquina voltará a funcionar já nesta terça-feira (05/07), agora sob gestão plena da PMMA, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semab).


"Ver esta máquina funcionando, agora sob gestão do Município e beneficiando diretamente centenas de produtores de limão de Monte Alegre, será o coroamento de um conjunto de esforços bem sucedidos. Parecia difícil, mas as mãos da Justiça se moveram na direção da razão e da lei, protegendo o patrimônio público e garantindo os interesses da coletividade”, a firmou o prefeito Arinos de Brito Chaves, feliz com o desfecho da disputa em torno do equipamento público.

Ele se referiu à decisão do juiz Thiago Tapajós, da Comarca de Monte Alegre, que acatou pedido de reintegração de posse da máquina de beneficiamento de limão, no dia 22 de junho (http://blogdopiteira.blogspot.com.br/2016/06/monte-alegre-juiz-determina-posse-de.html). Dois dias depois, a decisão judicial foi cumprida, e a máquina foi retirada de galpão da Cooperativa Integral de Reforma Agropecuária de Monte Alegre (Cirama) e levada para o galpão da PMMA, onde foi remontada na última segunda-feira (27/06).

“Foi é com muito prazer que largamos a nossa roça e viemos para esses mutirões. Estamos realizando um sonho, que é ver esta máquina em nossas mãos e funcionando para beneficiar a nossa produção”, afirmou Jair Freire de Oliveira, 40 anos, produtor de limão da vicinal do Setor 11 da rodovia PA-254, que participou dos dois mutirões. “A máquina foi roubada de nós, mas agora ela voltou pra nós”, concluiu.

Nesta terça-feira, pelo menos 37 toneladas de limão começarão a ser beneficiadas, para atender pedidos de compradores de Belém, Manaus e Macapá.

Monte Alegre tem mais de 600 mil pés de limão plantados em 1.350 hectares de cultivo de limão do tipo tahiti. O município é o maior produtor do Estado.

Nenhum comentário: