terça-feira, 17 de julho de 2012

ESCÂNDALO: 38% DOS UNIVERSITÁRIOS SÃO ANALFABETOS FUNCIONAIS

Os dados da pesquisa reforçam a necessidade de investimentos na qualidade do ensino

Entre os estudantes do ensino superior, 38% não dominam habilidades básicas de leitura e escrita, segundo o Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf), divulgado pelo Instituto Paulo Montenegro (IPM) e pela ONG Ação Educativa. O indicador reflete o expressivo crescimento de universidades de baixa qualidade.

Criado em 2001, o Inaf é realizado por meio de entrevista e teste cognitivo aplicado em uma amostra nacional de 2 mil pessoas entre 15 e 64 anos. Elas respondem a 38 perguntas relacionadas ao cotidiano, como, por exemplo, sobre o itinerário de um ônibus ou o cálculo do desconto de um produto.

O indicador classifica os avaliados em quatro níveis diferentes de alfabetização: plena, básica, rudimentar e analfabetismo (mais informações nesta pág.). Aqueles que não atingem o nível pleno são considerados analfabetos funcionais, ou seja, são capazes de ler e escrever, mas não conseguem interpretar e associar informações.

Segundo a diretora executiva do IPM, Ana Lúcia Lima, os dados da pesquisa reforçam a necessidade de investimentos na qualidade do ensino, pois o aumento da escolarização não foi suficiente para assegurar aos alunos o domínio de habilidades básicas de leitura e escrita.

"A primeira preocupação foi com a quantidade, com a inclusão de mais alunos nas escolas", diz Ana Lúcia. "Porém, o relatório mostra que já passou da hora de se investir em qualidade."


PS: Já lí muita notícia vergonhosa sobre a educação brasileira. Esta é, certamente, uma das mais escandalosas. Enquanto isso, as estatísticas oficiais tentam nos iludir exatamente com a ficção. Vergonha escandalosa!!

Um comentário:

ILIKE CHOPIN disse...

Vergonhasa e triste.
Fica sem sentido o se preparar pro futuro.