sexta-feira, 3 de julho de 2009

AMEAÇA DE NOVAS CHUVAS VOLTA A PREOCUPAR

Depois de meses de fortes chuvas e enchentes de rios amazônicos que causaram inundações e prejuízos nunca antes vistos, o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) divulgou, nesta semana, um boletim climático com prognóstico do clima para os próximos três meses na Amazônia Legal. E causa novas preocupações.


O boletim traz informações sobre um fenômeno conhecido como friagem, que durante o próximo trimestre poderá acontecer no sul da região Amazônica e é caracterizado pela entrada de massas de ar frio e queda abrupta da temperatura do ar, especialmente no Acre, Rondônia e Mato Grosso, mas podendo, em situações excepcionais, atingir o sul dos estados do Amazonas e Pará.


Devem ocorrer chuvas acima dos padrões climatológicos no sul de Roraima, extremo norte do Amazonas, norte do Pará e do Maranhão e estado do Amapá no início do trimestre, particularmente nas primeiras semanas de julho, tendendo a normalidade nos meses seguintes. Para as demais áreas, o prognóstico é de chuvas dentro da normalidade.


É bom que as coordenadorias da defesa civil dos municípios localizados na calha norte do rio Amazonas fiquem atentas.


Fonte: Sipam e redação do blog

Nenhum comentário: