O deputado federal Lira Maia (DEM/PA) homenageou, hoje, no plenário da Câmara Federal, a Escola Conveniada de Ensino Médio e Fundamental São José, que completará, no próximo dia 10, 90 anos de existência.
Localizada na comunidade homônima, na altura do KM 22 da Rodovia Santarém-Cuiabá, a Escola São José foi pioneira na educação no planalto santareno, onde estudaram milhares de alunos daquela grande região, inclusive o deputado do DEM, no período de 1968 a 1972.
Resgatando a história da escola, Lira Maia informou que o trabalho foi iniciado, em 10 de outubro de 1919, por um grupo de freiras missionárias da Imaculada Conceição. "Elas trocaram o conforto de Santarém por uma casinha de palha", disse o deputado. Lá surgiu a primeira sala de aula.
De 1962 a 1979, segundo Maia, a Escola São José formou cerca 225 professores regentes, chamados à época de “anjos da guarda ou vagalumes da região Planaltina”. Esses professores passariam a ser os responsáveis pela interiorização do ensino em Santarém.
Uma homenagem mais do que justa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário