quarta-feira, 3 de março de 2010

MARINA SILVA HOMENAGEOU TANCREDO

Marina Silva: "Tancredo foi o homem que fez a leitura política correta num momento crucial para o processo da redemocratização brasileira"

"Um homem de aguçada percepção da realidade". Assim a senadora Marina Silva (PV-AC) definiu Tancredo Neves, cujo centenário foi celebrado, nesta quarta-feira, em sessão solene do Congresso Nacional. Para a senadora, esta sessão foi a reafirmação de que a história de Tancredo se confunde com a história recente do Brasil.

Na análise de Marina, Tancredo foi o homem que fez a leitura política correta num momento crucial para o processo da redemocratização brasileira, em que a eleição indireta apresentou-se como único caminho possível para que a sociedade avançasse e rompesse com o regime militar.

"Lembremos que a abertura inevitável encampada pelos dois últimos governos militares ainda mantinha o 'tensionamento' da política em patamar muito alto. Basta lembrar a fala do presidente Figueiredo que afirmou, ao ser perguntado sobre as possíveis resistências à abertura do regime: 'Quem não quiser que abra, eu prendo e arrebento'", afirmou.

Em seu discurso, Marina explicou que a eleição de um presidente civil via colégio eleitoral aparecia naquele momento como a fórmula do Príncipe de Lampedusa consistente em "mudar para que tudo permanecesse a mesma coisa". Ou seja, eleger políticos identificados com o regime militar para que o país não mudasse. Foi aí que entrou o papel histórico de Tancredo Neves para associar a eleição indireta à convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte.


Para lermais, http://www.senado.gov.br/agencia/verNoticia.aspx?codNoticia=99713&codAplicativo=2&codEditoria=9

Nenhum comentário: