O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, encaminhou, hoje, ao Tribunal de Justiça do Pará um plano do governo do Estado para cumprir ações de reintegração de posse de fazendas invadidas. Entre elas, há decisões de 2004 que ainda não foram cumpridas.
Segundo o STF, o governo do Pará apresentou o cronograma da Operação Transamazônica, pela qual serão executados mandados judiciais relacionados à reintegração de posse. A Polícia Militar do Estado foi convocada a atuar na operação.
As informações foram enviadas ao Supremo em cinco pedidos de intervenção federal por descumprimento de decisões judiciais que envolvem fazendas invadidas. A Operação Transamazônica, montada pela Secretaria de Segurança Pública, será deflagrada entre os dias 2 e 28 de maio.
A Polícia Militar do Pará vai acompanhar o trabalho dos oficiais de Justiça no cumprimento dos mandados de reintegração de posse. De acordo com o procurador-geral do Pará, Ibraim José das Mercês Rocha, a força policial foi solicitada pelos juízes das varas agrárias de Marabá e Redenção e da Vara Cível de Itaituba.
Antes tarde do que nunca, mas, neste caso, não há como esconder a conivência do governo estadual com os crimes do MST e seus congêneres.
Fonte Agência Brasil e redação do blog
Nenhum comentário:
Postar um comentário