segunda-feira, 2 de novembro de 2009

PRIVATIZAÇÃO DO SERVIÇO DE SANEAMENTO ENTRA EM DISCUSSÃO

Começa, amanhã, na Câmara de Belém, a discussão do projeto que propõe a privatização do serviço de saneamento na capital, retirando da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) a concessão do serviço. Na semana passada, a maioria dos vereadores presentes aprovou a inversão da pauta de votação de projetos em tramitação na Casa, permitindo que o projeto do prefeito Duciomar Costa (PTB) entre em discussão e votação.

O projeto é polêmico e está longe de representar o anseio da população de Belém, assim como o projeto que presenteou os empresários do setor de transporte urbano com descoto natalino do Imposto Sobre Serviço (ISS), também de iniciativa de Duciomar Costa. Assim como este, que não garantiu melhorias aos usuários do sistema de transporte público, o projeto de privatização do serviço de saneamento de Belém vai representar aumento de preço do serviço, como aconteceu em municípios onde a privatização foi implantada. Mas é um negócio de valores amazônicos.

Para o Sindicato dos Urbanitários do Pará, que representa os trabalhadores da Cosanpa, a intenção do prefeito é promover processo licitatório para concessão à iniciativa privada dos serviços de água e esgoto em todo o município, e não somente na área de atuação do Serviço de Abastecimento de Água de Belém (Saaeb).

Em protesto contra o projeto do prefeito municipal, os trabalhadores da Cosanpa vão paralisar os trabalhos, amanhã, e, de manhã, eles irão diretamente para a Câmara Municipal de Belém para acompanhar o início dos debates sobre o projeto.

Fonte: www.diariodopara.com.br e redação do blog

Nenhum comentário: