Foi excelente a idéia da Secretaria Municipal de Educação de Monte Alegre de mudar o horário dos desfiles da Semana da Pátria, nos dias 5 e 7 de setembro. Diferente dos anos anteriores, os desfiles começaram no fim da tarde, às 17h, prolongando-se até às 22h, evitando o calor escaldante das manhãs. As crianças certamente que não suportariam. Todos aprovaram.
Já a participação de motoqueiros, encerrando o desfile de ontem, foi a "bola murcha" do evento. Cerca de 500 deles participaram. Foi um ato errado em tudo: ambientalmente condenável, eles aceleraram os motores das motos durante todo o trajeto de 350m do desfile, "espocando" a descarga das motos, assustando as pessoas e soltando enorme quantidade de fuligem no ar; pedagogicamente repudiável, a maioria deles e seus garupas não usava capacetes, um contrasenso nos esforços da campanha nacional de educação de trânsito, prevenção de acidentes e de mortes nas ruas.
Em Monte Alegre, assim como de resto em todo o País, centenas de motoqueiros sofrem acidentes de trânsito, muitos com vítimas fatais. Ao desfilarem no 7 de Setembro, poderiam, de forma ordeira, prestar homenagens à Independência e transmitir mensagens diversas em favor da educação no trânsito, contra a violência e exigindo, por exemplo, mais sinalização e respeito aos motoqueiros.
Mas nada disso aconteceu. Apenas poluição ambiental e mal exemplo a todos, principalmente aos milhares de jovens e crianças que estavam na Praça da Matriz, no centro da cidade de Monte Alegre, para pretar justas homenagens à Pátria Brasileira.
Um caso a ser reavaliado pela secretaria organizadora do evento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário