A gripe suína, o episódio envolvendo a ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira com a ministra Dilma Rousseff e a crise no Senado, envolvendo o senador José Sarney podem ser as três principais causas da queda na avaliação positiva do governo Lula.
Segundo dados de nova pesquisa CNT/Sensus, divulgada na manhã de hoje, a avaliação positiva do governo Lula caiu de 69,8%, em maio, para 65,4%, em setembro. A avaliação negativa aumentou de 5,8% para 7,2%. A avaliação regular subiu de 23,9% para 26,6%.
Segundo o diretor do Sensus, Ricardo Guedes, a queda na opinião favorável ao governo ocorre principalmente entre pessoas das regiões Sul e Sudeste, entre as mulheres e as pessoas jovens e de maior idade.
Já a aprovação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva recuou de 81,5% em maio para 76,8% em setembro e a desaprovação subiu de 15,7% para 18,7%. "Vale notar que a avaliação sobre o presidente, apesar da queda, ainda se encontra em patamar significativamente alto", disse Ricardo Guedes.
Segundo ele, há uma postura do presidente Lula de chamar crises institucionais para si, o que, segundo Guedes, prejudica a popularidade. "Há uma postura menos política de Lula", afirmou. Para Guedes, o principal fator responsável pela queda na avaliação positiva foi a gripe suína.
Fonte: Agência Estado
Nenhum comentário:
Postar um comentário