Será no dia 18 de setembro, na cidade de Oriximiná, a audiência pública que vai discutir o Estudo de Impactos Ambientais (EIA) e o Relatório de Impactos Ambientais (Rima) do projeto de transmissão de 500kv de energia elétrica da Hidrelétrica de Tucuruí para a região da Calha Norte do rio Amazonas.
Este é apenas uma das etapas do projeto que vai levar energia de Tucuruí para Macapá e Manaus. A etapa do projeto a ser discutida na referida audiência é a que se inicia na ilha de Jurupari, no município de Almeirim, na altura da foz do rio Xingu (na margem oposta do rio Amazonas), e vai até a cidade de Oriximiná, passando por Prainha, Monte Alegre, Alenquer, Curuá e Óbidos. Ao leste de Jurupari, o linhão vai abastecer Almeirim, Monte Dourado e, depois de atravessar o rio Jari, irá rumo a Macapá.
A previsão da Eletronorte é que a obra esteja concluída em agosto de 2011.
Ansiosos com a execução do projeto – a concretização de uma das mais antigas reivindicações dos municípios da margem esquerda do rio Amazonas, além do asfaltamento da rodovia PA-254 –, prefeitos, vereadores e representantes da sociedade civil preparam caravanas municipais para participarem do encontro.
A audiência acontecerá no clipper Santo Antônio, ao lado da Igreja Matriz, no centro da cidade de Oriximiná, a partir das 17h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário