sábado, 6 de fevereiro de 2010

FÓRUM QUER BELO MONTE E DESENVOLVIMENTO REGIONAL

O Fórum Regional de Desenvolvimento Econômico e Sócio Ambiental da Transamazônica e Xingu (FORT Xingu) - que congrega mais de 170 entidades da região - comemorou a liberação da Licença Prévia da hidrelétrica de Belo Monte, no Xingu. No entanto, o fórum avalia que ainda há muito trabalho a fazer e que a luta da sociedade civil da região é que o projeto seja acompanhado de um amplo programa de desenvolvimento regional sustentável.

Para Vilmar Soares, coordenador do Fórum, a liberação da licença é uma luz no fim do túnel, mais um passo dado para a concretização de um projeto que é considerado vital para a região, já que será acompanhado de ações reparadoras e de um programa que vai não só preparar a região para o empreendimento, como sanear velhos problemas, a exemplo da falta de regularização fundiária e licenciamento ambiental das atividades produtivas.

"Este foi um passo, mas há muito trabalho a fazer. Temos que acompanhar o leilão, depois a elaboração dos planos ambientais, a Licença de Instalação e a execução das obras", disse Vilmar, acrescentando que o Fórum vai atuar como fiscalizador dos compromissos assumidos com a região. "Temos um Programa de Desenvolvimento Regional Sustentável cuja implantação é condição primordial para a construção da hidrelétrica", disse.


Para ler mais: www.ecoamazonia.com.br

Nenhum comentário: