O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, comentou nesta terça-feira os dados do desmatamento divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Segundo o ministro, com base nestes dados, a expectativa do governo é que este ano o Brasil registre o menor desmatamento dos últimos 20 anos, abaixo dos 11.037 quilômetros quadrados registrados em 1991.
“Vai dar entre oito e nove mil quilômetros quadrados (desmatados), se não tiver nenhuma desgraça. Este vai ser o menor desmatamento dos últimos anos”, afirmou.
Segundo o ministério do Meio Ambiente, o desmatamento começou a cair em junho do ano passado por vários fatores, entre eles o fim do crédito bancário a desmatadores e operações de fiscalização. Ele espera que o controle do problema entre em uma nova etapa, na qual a oferta de alternativas sustentáveis para a Amazônia ganhe o papel principal.
Minc citou a regularização fundiária, o Zoneamento Econômico e Ecológico, a Operação Arco Verde e o Fundo Amazônia como os principais instrumentos para "levar o combate ao desmatamento a um outro patamar".
Os dados do DETER para o mês de junho apontam um desmatamento de 578,6 km2 na Amazônia. O estado que mais desmatou foi o Pará, líder histórico no ranking do desmatamento. No Pará foram desmatados 330,3 km2; seguido por Mato Grosso, com 180,9 km2; e Rondônia, com 40,8 km2 desmatados.
Fonte: O Globo
2 comentários:
adorei o seu blog me ciei no limão e pretendo um dia a judar aquela comunidade de alguma forma!!!!!!!!!!!
QUE LEGAL VC FALAR DO liMÃO ADOREI!!!!!!!!!!!!!!!! MORO EM MACAPÁ MAIS NÃO ESQUEÇO AQUELE PEDAÇO DE TERRA !!!!!!!!! UM GRANDE ABRAÇO
Postar um comentário