O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começou a decidir, há pouco, se o projeto que estabelece a ficha limpa para candidatos vai valer para as eleições deste ano. Ao se posicionar sobre o assunto, o tribunal responde à consulta feita pelo líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM).
O projeto Ficha Limpa foi fruto de uma iniciativa popular que obteve em um abaixo-assinado 1,6 milhão de assinaturas. Pela proposta, fica inelegível o político que for condenado por decisão colegiada. O texto, no entanto, estabelece o chamado efeito suspensivo.
Assim, um candidato condenado por colegiado pode recorrer também a um colegiado, que terá a decisão de conceder ou não o efeito suspensivo. Ficam sujeitos à pena os políticos condenados por crimes eleitorais, lavagem e ocultação de bens, improbidade administrativa, entre outros.
Para ler mais, www.valoronline.com.br/?online/politica/
Atualização: 21h40
Por seis votos a um, o TSE acaba de decidir: Ficha Limpa já valerá nas eleições deste ano.
Vitória importante da Democracia e da Cidadania. Fora, corruptos!
2 comentários:
Aplausos para essa decisão histórica. Agora tomara que a população também faça sua parte não votando sem critérios de sensatez e inteligência.Daqui pra frente todo político vai pensar mil vezes antes de prarticar atos que atentem contra a moralidade pública. Nazareno santos-itaituba
RESPOSTA DO BLOG:
Nazareno,
sei que você é um democrata e acredita na política como o melhor caminho para as conquistas da sociedade, como o desenvolvimento, a cidadania, as liberdades.
Mas realmente é necessário expulsar da política esses canalhas que só emporcalham a política, que a tornam um meio ilícito de vida e que causam desesperança à população, ao invés de certeza na construção de um mundo melhor para todos.
A Ficha Limpa é uma grande conquista, vai representar avanço enorme no processo de construção de um novo Brasil.
Fora os corruptos!
Viva a Democracia!
Postar um comentário