Esta é a situação triste e lamentável em que se encontra a rodovia Transgarimpeira, em Itaituba, depois das primeiras chuvas do atual inverno. As imagens falam tudo, mas, ainda assim, relembrar essa história vale a pena.
Ela foi construída pelo governo federal, em meados da década de 80, com recursos da Caixa Econômica Federal (CEF), para facilitar o escoamento e a compra da produção aurífera dos garimpos do alto Tapajós.No início da década de 90, no governo Collor de Mello, a crise nos garimpos levou a CEF a abandonar a estrada. E assim ficou, sem pai nem mãe: não virou BR, não ganhou placa PA e os governos municipais não fizeram questão dela.
Em 2007, a deputada Josefina Carmo (PMDB) propôs ao governo Ana Júlia a estadualização da rodovia, solicitou sua recuperação em caráter emergencial e propôs, no Orçamento 2008 do governo do Estado, emendas com recursos para a recuperação da Transgarimpeira.
No ano passado, em plena campanha eleitoral (o PT teve candidato na disputa pela prefeitura de Itaituba), a Secretaria de Estado de Transporte (Setran) fez a primeira e até agora única manutenção na estrada - 80 km, no sentido Creporizão - Moraes Almeida.
A Setran diz que usou R$ 1,3 milhão para recuperar aquele trecho, o que dá R$ 16.250,00 por km. Mas o serviço parece não ter sido feito com a qualidade recomenda pelos órgãos técnicos, tanto que agora ela está no estado lastimável mostrado nas fotos - e isso apenas com as primeiras chuvas do inverno. Quem é do ramo diz que foi muito dinheiro para pouco serviço.
É preciso que a Setran, em caráter emergencial, faça a recuperação da estrada - e desta vez em toda a sua extensão de 198 km.
Um comentário:
Alguem Conhece um senhor chamado Antonio Cardoso Bezerra, conhecido como cabeludo! foi trabalhar em um garimpo em itaituba em 1971, ele é de sao paulo do potengi/rn e meu avô!que souber algo comunique pelo: iulle_b@hotmail.com Agradeço!
Postar um comentário