"O desenvolvimento sustentável é o modelo que deve satisfazer as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações satisfazerem suas próprias necessidades", diz o documento
A Carta da Amazônia Brasileira, elaborada pelos governadores dos estados que compõem a Amazônia Legal, foi apresentada, no final da manhã desta quinta-feira, na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio + 20, durante o encontro intitulado “Construindo Juntos o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia”.
Estiveram presentes no evento o governador do Amapá, Camilo Capiberibe; o governador de Rondônia, Confúcio Maoura; o governador de Roraima, José de Anchieta e o vice-governador de Mato Grosso, Chico Daltro.
O documento, denominado "Pacto do Desenvolvimento Sustentável na Amazônia", contém 456 artigos e foi entregue oficialmente pelos governadores ao secretário executivo da ONU para a Rio +20, Brince La Londe, e para a ministra das Relações Internacionais, Ideli Salvatti.
“Este documento representa a voz da Amazônia. Irei entregar esta carta para todos os estados membros da ONU e com certeza ela será disseminada para o mundo inteiro”, disse o representante da ONU.
Para a ministra, o documento é fundamental para a inclusão e a integração da Amazônia Brasileira nas principais discussões ambientais do planeta.
“Todos os pontos que estão contidos nessa carta são fundamentais para que possamos juntos lutar pela dignidade e inclusão das pessoas que vivem na Amazônia”, enfatizou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário