A preocupação do MP é com a saúde das pessoas e dos pássaros que dormem na velha samaumeira
A tradicional queima de fogos, no encerramento das festividades do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, poderá ser proibida a partir deste ano por orientações do Ministério Público do Pará. Os fogos de artifício prejudicam a saúde humana e contribuem com a morte de alguns pássaros que vivem nos arredores do Santuário de Nazaré.
A Diretoria da Festa de Nazaré explica que recebeu a recomendação para que não solte fogos de alta sonoridade nas proximidades da árvore Samaumeira, localizada na Praça Santuário, no centro de Belém. O Ministério Público afirma que as aves que habitam no local, principalmente os periquitos, são fatalmente afetados pelas explosões artificiais.
Os responsáveis pela realização do evento também foram orientados a utilizar fogos de artifícios de menor impacto de explosão, para que sejam evitadas consequências danosas no entorno da Praça Santuário.
O Ministério Público informou que será feita análise do contexto dos fatos e em caso de descumprimento das recomendações, a Diretoria da Festa poderá ser penalizada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário